O economista Walter da Cruz Pacheco pode nos próximos dias assumir as funções de CEO da Gemcorp Angola, um fundo com sede em Londres que tem um histórico e relacionamento com o país desde 2014.
Segundo apurado pelo Luanda Post, a decisão será confirmada nos próximos dias, numa altura em que o fundo que tem como CEO Atanas Bostandjiev, está a negociar com as autoridades angolanas um financiamento de dois mil milhões de dólares.
Este montante, segundo explicam as próprias autoridades angolanas, tem quatro finalidades. Destina-se a financiar projectos de combate à seca, à construção, reabilitação, expansão ou melhoria do sistema de abastecimento de água, a projectos institucionais, operacionais e comerciais relacionados com as empresas públicas de água e ainda a outros de manutenção deste sector.
A Gemcorp, tem uma importante atcividade em Angola no financiamento de grandes obras. O fundo, que começou a fazer negócios no país há cerca de 10 anos, está envolvido, na construção da nova refinaria de Cabinda, reabilitação e expansão das redes de transmissão da Angola Telecom.
O fundador da Gemcorp é Atanas Bostandjiev. O gestor nascido na Bulgária anunciou em abril de 2022 que o fundo vai investir 10 mil milhões de dólares em África ao longo de uma década.
Até há bem pouco tempo Presidente da Comissão Executiva da Bodiva, Walter Pacheco é formado em Economia e Gestão pela Universidade de West of England Bristol.