Sem dinheiro para pagar a renda de casa de luxo, Isabel dos Santos vê o cerco apertar em relação à fortuna

Isabel dos Santos perdeu mais uma batalha na tentativa de recuperar a fortuna que está no Reino Unido. Um tribunal de Londres rejeitou esta segunda-feira, 30, o pedido de recurso da ex-empresária no processo sobre o congelamento de 580 milhões de libras (cerca de 695 milhões de euros, no câmbio atual).

Em causa está um pedido da operadora angolana Unitel para recuperar fundos que terão sido utilizados para financiar a aquisição pela empresa sediada nos Países Baixos, a Unitel International Holdings – que apesar da semelhança no nome não está ligada à empresa nacionalizada em Angola.

O arresto daquele valor tinha sido ordenado por um tribunal de Londres em dezembro e agora Isabel vê o seu recurso ser negado. Trata-se de mais um obstáculo para a filha mais velha do antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nas tentativas de recuperar a sua fortuna. Até agora, sabe-se que Isabel teve os bens congelados em Angola, Portugal e Reino Unido, mas não há um cálculo certo sobre a fortuna que ela não tem acesso.

Em agosto, quatro organizações angolanas pediram às autoridades judiciais portuguesas e angolanas para explicarem porque é que os bens congelados de Isabel dos Santos ainda não foram devolvidos a Angola. De acordo com a ‘Voa’, a Mão Livres, Omunga, Pro Bono Angola e Uyele também questionaram para onde foi o valor da venda das participações de Isabel dos Santos no EuroBic, que foi vendido em julho à ABANCA, e onde Isabel dos Santos detinha 42,5%.

“Dificuldades financeiras”

No início deste ano, Isabel dos Santos deu uma rara entrevista em que declarou estar a passar por dificuldades financeiras no Dubai, a viver da ajuda dos amigos que lhe pagam a renda de casa e as contas dos restaurantes. As roupas de marca que possui – as que mais gosta de exibir são Chanel, Prada, Dolce & Gabbana e Gucci – têm dez anos.

A ex-empresária vive num luxuoso condomínio no Dubai, com mordomias como ginásio, piscinas, jardins privados, sauna e restaurantes à disposição. Um aluguer de um apartamento de luxo no naquela cidade, com três quartos e vista para o mar, pode ultrapassar os 750 mil euros ao ano, notou a FLASH! nos anúncios das imobiliárias locais.

Quando um tribunal de Londres congelou parte dos seus bens no Reino Unido permitiu, contudo, um limite de gastos de 15 mil libras por semana (17,5 mil euros) para ela própria, 5 mil libras (5,8 mil euros) por semana para cada um dos cinco filhos, e 50 mil libras (58,4 mil euros) por ano para cada um dos filhos usar nas despesas de educação. “Todas as minhas contas estão congeladas, o que significa que não tenho acesso a quaisquer fundos”, insistiu naquela entrevista.

Isabel dos Santos, de 51 anos, tem um mandado de captura internacional emitido pela Interpol devido às suspeitas dos “crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro” em Angola, em que arrisca uma pena máxima de 12 anos de prisão.

Flash

Voltar ao topo