Preço do Petróleo fecha em alta nos 71,89 dólares

O preço do petróleo para entrega em Novembro fechou nos 71,89 dólares, nesta sexta-feira, uma alta de 0,53 por cento, mas caíram na semana, com os investidores avaliando as expectativas de maior oferta global em relação aos novos estímulos da China, maior importadora de petróleo.

Na base semanal, o Brent caiu cerca de 3,0 por cento, enquanto o WTI baixou cerca de 5,0 por cento.

De acordo com notícias internacionais, nesta sexta-feira, o Banco Central da China reduziu as taxas de juros e injectou liquidez no sistema bancário, com o objectivo de levar o crescimento económico de volta à meta deste ano de aproximadamente 5,0 por cento.

   Ouro quebra ganhos de seis semanas consecutivas

As negociações do preço do ouro, para entrega em Dezembro fechou em queda, nesta sexta-feira, corrigindo ganhos recentes e quebrando rali de alta em sete sessões consecutivas.

Uma onça de ouro (aproximadamente 31 gramas) fechou em queda de 0,99 por cento, a 2.668,10 dólares na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). O metal precioso encerrou a semana com alta de 2,0 por cento.

Durante o rali, o metal precioso renovou recordes em seis pregões consecutivos, atingindo o pico de 2.706,80 dólares a onça troy, na quinta-feira, antes de cair novamente hoje.

Embora possam surgir correcções de curto prazo devido à realização de lucros e sinais de condições de compra excessiva, a perspectiva de longo prazo para o metal precioso permanece em alta, segundo especialistas do mercado.

Os factores que sustentam o ouro incluem a aceleração dos cortes nas taxas de juros pelos bancos centrais globais, incertezas geopolíticas persistentes, principalmente no Oriente Médio.

Jornal de Angola

Voltar ao topo