O Presidente da República, João Lourenço, encorajou, esta quinta-feira, os empresários italianos a investirem em todos os ramos da economia angolana e a participarem em projectos de investimento público.
O Chefe de Estado angolano falava, em Roma, na abertura do Fórum Económico Itália-Angola, no quadro da visita de Estado àquele país europeu, a convite do Presidente Sergio Mattarella.
“A República de Angola encoraja o investimento privado directo de empresas italianas em todos os ramos da nossa economia, assim como a sua participação na empreitada de importantes projectos de investimento público” assinalou.
Informou que os projectos de investimentos públicos estão ligados aos domínios das infra-estruturas, transformação de alimentos, madeira, rochas ornamentais e turismo.
Segundo o Presidente João Lourenço, as perspectivas de crescimento da economia angolana são positivas para o ano em curso, devendo ter resultados na ordem dos 3.3 por cento.
De acordo com o Presidente da República, os empresários italianos poderão obter importantes vantagens competitivas na colocação dos bens produzidos localmente nos mercados externos.
Na sua intervenção, o Chefe de Estado angolano manifestou o interesse de o país ter investimento privado italiano no domínio farmacêutico e de equipamentos gastáveis para a sector de saúde.
“Pedimos que os empresários italianos olhem para Angola como uma grande oportunidade”, expressou João Lourenço no Fórum Económico Itália-Angola.
O Chefe de Estado angolano considerou positivas as referências sobre o desempenho das empresas italianas no mercado angolano, entre as quais a multinational Eni.
Afirmou, por outro lado, que a Itália e Angola desenvolvem, dentro do quadro estabelecido de cooperação, relações de cooperação intensas com vantagens para os dois países.