Operacionais do DIIP capturam oficial do SIC líder de uma “gangue perigosa”

Operacionais da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), desvendaram, em sequência investigativa, uma tentativa de burla ocorrida no passado dia 05 de Janeiro de 2025, ocorrida na empresa REFRIANGO, perpetrada por um grupo de 13 bandidos, liderados por um Inspector do Serviço de Investigação Criminal (SIC), de nome Júlio Paulo Correia, de 38 anos de idade.

Por: Ngunza Chipenda

Após o acto consumado na REFRIANGO, onde o grupo, mediante comprovativos de pagamentos falsos, compraram diversos produtos, foi feita uma queixa ao DIIP, órgão de investigação afecto à Polícia Nacional, que efectuou diligências, e nos dias 08 e 09 de Janeiro desmantelou parcialmente a associação criminosa, que se dedicava à prática de crimes de burla, falsificação de documentos e furtos de mercadorias.

A investigação Na Mira do Crime sabe que, nesta acção, foram detidos 13 cidadãos, incluindo o efectivo do SIC.

Os detalhes

Para o desmantelamento do grupo, no dia 08, diligências do DIIP culminou primeiramente com a detenção de cinco integrantes. Em trabalho com os mesmos, no município de Cacuaco e Cazenga, isto no dia 09, foi possível a detenção de mais seis integrantes, estando todos indicados nas práticas de burla e falsificação de documentos.

Este jornal sabe que, na madrugada do passado dia 04 Janeiro, no interior de um armazém de frescos, localizado no desvio da Cimangol, município do Cazenga, os suspeitos, em companhias de seguranças do referido armazém que estavam de folga, depois de terem oferecido bebida alcoólica a dois seguranças em serviço, deixando-os inconscientes, foram flagrados por um terceiro segurança que, ao se aperceber da tentativa de roubo, efectuou vários disparos, tendo os suspeitos colocado-se em fuga.

Revendo o sistema de vídeo vigilância, foi possível detectar a presença da viatura de marca Kia, modelo Picanto, de cor azul, com a chapa de matrícula LD-68-16-FM, propriedade do oficial do SIC acima referenciado.

A nossa investigação sabe que o mesmo grupo está envolvido em vários crimes ocorridos no município de Luanda.

Nas diligências, o DIIP apreende cinco viaturas, sendo um Hyundai, modelo Tucson, de cor preta, com a chapa de matrícula LD-95-47-HB, usado para deslocação dos suspeitos, um Hyundai, modelo 110, de cor branca, com a chapa de matrícula LD- 31-02-FI, usado para deslocação dos suspeitos, um camião de marca CNNTC, de cor amarela, com a chapa de matrícula LD- 24-65-GP, carregado com produtos diversos, subtraídos em vários armazéns, encontrado no parque do Alfa 05, município de Cacuaco, que pertencente a um suposto empresário, da mesma associação criminosa, um camião de marca CNNTC, de cor amarela, com a chapa de matrícula LD-92-47-BE, carregado com produtos diversos, encontrado no parque do Alfa 05, município de Cacuaco, que pertencente ao suposto empresário da associação criminosa, um Kia, modelo Picanto, de cor azul, com a chapa de matrícula LD-68-16-FM, supostamente propriedade do oficial do SIC.

O Na Mira do Crime sabe que os barvos guerreiros do DIIP estão em diligências para a localização dos restantes integrantes da associação criminosa, bem como no esclarecimento de outros crimes por eles praticados ao nível da Província de Luanda e do país.

Os suspeitos e os meios apreendidos serão presentes ao Digno Magistrado do Ministério Público para os procedimentos subsequentes.

NA MIRA DO CRIME

Voltar ao topo