A Odebrecht Engenharia & Construção assinou, recentemente, um contrato de empreitada de obras públicas em Angola, para a construção da Barragem de N’Opombo, no Rio Caculuvar, e de todas as obras associadas, incluindo o sistema de abastecimento de água para as comunas da Chimbemba e da Chiange, no município dos Gambos, na província da Huíla.
O projecto, avaliado em mais de 325 milhões de dólares, será executado em consórcio com a empresa Bento Pedroso Construções, e insere-se no âmbito da iniciativa presidencial de combate à seca na região do sul do país.
A barragem de N’Opombo, segundo uma nota, representa uma infra-estrutura essencial para a captação, retenção e distribuição de água, beneficiando milhares de famílias nas comunas abrangidas e contribuindo para o reforço da resiliência hídrica e o desenvolvimento agropecuário da região.
O director do contrato, Gibran Loor, referiu que esta obra reafirma compromisso da empresa com o progresso social, económico e ambiental de Angola.
“Mais uma vez, estamos orgulhosos por fazer parte de uma iniciativa tão relevante e transformadora para o país, especialmente para as comunidades afectadas pela seca”, disse.
O contrato faz parte de um pacote mais amplo de 12 lotes de empreitadas, autorizados pelo Presidente da República por ajuste directo, com um valor global de USD 1,6 mil milhões de dólares, destinados à implementação de soluções estruturantes para mitigar os efeitos da seca no país.