Um grupo de delegados ao IX Congresso Ordinário da JMPLA, que começou na manhã desta quinta-feira, 21, no Centro de Conferências de Belas (CCB), no Futungo 2, em Luanda, denuncia manobras no processo, que passam pelo o aumento do número de delegados, fora do estabelecido pela comissão preparatória, uma medida efectuada nas últimas horas, o que levanta suspeitas de fraude para favorecer um dos candidatos.
A cifra aprovada pela Comissão Preparatória do IX Congresso Ordinário foi de 1795 delegados por direito, eleitos e indicados, que terão o direito de voto neste sábado, 23, para a eleição do novo 1º secretário nacional da JMPLA, para substituir Crispiniano dos Santos.
Horas antes do arranque do conclave, segundo apurou o Club-K, o número subiu de 1795 para 1828, registando um aumento de 33 delegados, cifra que segundo ainda a fonte pode subir até antes do exercício de votação.
“Já estamos em 1828 delegados, atenção à jogada a fraude está a ser montada para ajudar o Justino”, lê-se numa mensagem partilhada.
Os denunciantes apelam a intervenção do Presidente do MPLA, João Lourenço, com vista a travar actos, que para eles, mancham o processo.
De acordo com uma directiva da comissão preparatória do IX Congresso Ordinário da JMPLA, no ponto 3.3, que estabelece a composição do deste conclave, refere que, “o IX Congresso Ordinário da JMPLA contará com a participação de 1795 delegados provenientes da sua base militante, dos órgãos de direcção, das estruturas intermédias e das associações juvenis parceiras”, lê-se.
“Assim, nos termos do artigo 59.º, o IX Congresso terá a seguinte composição: Membros do Comité Nacional, no gozo dos seus direitos, delegados eleitos nas assembleias provinciais, municipais, de distritos urbanos, comunais e nas organizações de base no país e no exterior, bem como por delegados indicados e convidados”, conclui.
O IX Congresso Ordinário da JMPLA arrancou na manhã desta quinta-feira, 21, com discurso de abertura proferido pelo líder do MPLA, João Lourenço.
De acordo com o programa do conclave, que o Club-K teve acesso, a eleição do novo 1º secretário nacional da organização juvenil dos “camaradas” acontece nesta sexta-feira, 22, para no sábado ser apresentado aos militantes o substituto de Crispiniano dos Santos.
Para o cadeião máximo da JMPLA, concorrem Justino Capainha, 28 anos (Luanda), e Adilson Hach, 28 anos (Namibe).
Club-K