O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) vai oferecer um comprimido “revolucionário” a milhares de fumadores que estão a tentar deixar de fumar.
Conforme a imprensa internacional, trata-se de vareniclina, um medicamento que pode ser mais eficaz do que as pastilhas ou os adesivos de substituição da nicotina. E tem como objectivo reduzir os desejos e os efeitos agradáveis da nicotina, que mantêm as pessoas dependentes, e ajuda a combater os sintomas de abstinência, como a irritabilidade.
Estima-se que o tratamento dure 12 semanas. A University College London refere que o medicamento pode ajudar mais de 85 mil pessoas por ano e evitar até 9. 500 mortes relacionadas com o tabagismo nos próximos cinco anos.
A imprensa britânica recorda que uma versão de marca deste comprimido, conhecida como Champix, foi prescrita anteriormente, mas depois retirada pela Pfizer em 2021 como precaução após a descoberta de uma impureza.
Contudo, o NHS disse que uma versão genérica do medicamento, da empresa farmacêutica Teva UK, foi agora aprovada e designada como segura pela Autoridade Reguladora e de Saúde de Medicamentos.
Ango Russia