O grupo Accord, o novo gestor da rede de hipermercado Kero, investiu ao longo dos dois anos de gestão da empresa, 5 mil milhões de kwanzas (cerca de 5 milhões de dólares), revelou nesta Quinta-feira, 14, em Luanda, o seu director-geral, Hugo Moutinho.
Segundo o gestor, o investimento foi feito com o objectivo de voltar a colocar o Kero na posição de maior empresa de retalho do país.
Hugo Moutinho garantiu que “a empresa está comprometida com o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores, com o reforço do compromisso com a economia angolana e com a sustentabilidade”. Neste sentido, acrescentou, trabalha com mais de 350 fornecedores locai.
“Cerca de 65% das vendas do Kero são resultados de parcerias com fornecedores locais, com mais de 350 parceiros nacionais. Este compromisso com Angola fortalece a marca como símbolo de confiança e qualidade”, considerou o responsável.
Para apostar na capacitação dos seus colaboradores o grupo Accord lançou a “Academia Kero”, uma iniciativa pioneira que visa capacitar a sua equipa e apoiar o crescimento da economia angolana.
Edna Capalo, directora nacional do Comércio, considerou o lançamento da academia como “uma iniciativa louvável”, porque na sua óptica irá reduzir a necessidade de estarem a exportar e importar profissionais para serviços simples. Edna destacou ainda o apoio que aquela rede de hipermercados tem prestado à produção nacional, que tem permitido reduzir a dependência das importações e optar mais em produtos frescos e de qualidade.
“A medida que vamos aumentando os estabelecimentos comerciais, estamos aqui a dar oportunidades aos nossos produtores de aumentarem a produção, porque é nacional é bom”, enfatizou a directora nacional do Comércio.
Por outro lado, Edna Capalo reiterou o engajamento do Ministério do Comérciona criação de condições e políticas para facilitar a vida dos operadores, no sentido de garantir que “todo o consumidor tenha o conforto de ter o melhor produto alimentar”.
África Lusófona