Governo espera receber 560 mil turistas por ano com novo aeroporto

O Governo quer quadruplicar o registo de 140 mil turistas por ano com a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) e a acessibilidade por via ferroviária e rodovia, subindo assim o número anual de visitantes em Angola para 560 mil.

“É possível alterar o quadro com essa infra-estrutura (aeroportuária) pelo facto de o país ter uma oportunidade soberana de diversificar o programa de Stop-over, criar paragens curtas, ligações para os destinos finais a partir de Angola e trabalhar com a indústria, a partir dos países emissores, com o propósito de colocar Angola como um destino a ter em conta nos tours internacionais”, disse, o ministro do Turismo, Márcio Daniel, esta terça-feira, 05, em Luanda, durante a visita de constatação das condições das vias de acesso ao AIAAN, realizada pela Presidente da República, João Lourenço.

Márcio Daniel avançou, igualmente, que Angola conta com destinos turísticos já consolidados a nível da região, como é o caso da África do Sul, Namíbia, Zâmbia, Zimbábwe e Botswana.

“Temos previsto, em trabalho com o sector dos transportes e com a nossa transportadora, um programa chamado Stop-over Angola, que vai permitir que nós busquemos grande parte do fluxo de turistas que existe na nossa região”, avançou Márcio Daniel.

Outra oportunidade, segundo o ministro, é o faco de Angola pertencer ao projecto da Área Transfronteiriça de Conservação do Okavango Zambeze (KAZA), região esta que representa cerca de oito milhões de turistas.

“Com o novo aeroporto internacional, Angola tem a possibilidade de retirar parte deste fluxo que tem com estes países, para que, antes dos turistas chegarem aos seus destinos, façam uma paragem em Angola”, falou.

Localizado no até então distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, o novo aeroporto, erguido a 40 quilómetros da capital do país, entrou em funcionamento de forma faseada, em Novembro de 2023, sendo a primeira fase reservada aos serviços de carga.

Recordar que a partir do dia 10 de Novembro do corrente ano, a TAAG dará início oficialmente ao processo de transferência dos voos domésticos e internacionais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, com quatro voos diários para Cabinda.

Correio da Kianda

Voltar ao topo