Formada em Ciência Política, rainha do rap em Angola: quem é Eva RapDiva, a rapper que é candidata a deputada pelo PS

A rapper luso-angolana Eva RapDiva, verdadeiro nome Eva Cruzeiro, é candidata a deputada pelo PS nas eleições legislativas de 18 de maio, confirmou a própria esta quinta-feira nas suas redes sociais. Além de rapper e ativista, é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, tendo também uma pós-graduação em Gestão Financeira e Direitos Humanos.

“Vivemos tempos difíceis, marcados por incerteza, desigualdade e ataques cada vez mais frequentes aos nossos direitos fundamentais”, escreve a artista de 36 anos na publicação partilhada nas redes sociais que serve de apresentação à sua candidatura, “perante isto, não podemos ficar indiferentes. Ter aceitado o convite que me foi feito pelo secretário-geral do Partido Socialista é, também, um grito de alerta e um apelo à mobilização”.

Da lista de candidatos do PS por Lisboa, Eva RapDiva está em oitavo lugar, o que, à partida, significará que será eleita. “Vocês conhecem-me. Sabem quem sou, o que defendo, como luto e a forma firme como sempre fiz as minhas escolhas”, escreve ainda a rapper, “a minha entrada na política institucional não representa uma mudança de caminho, mas sim um novo capítulo da mesma luta. Uma extensão natural de uma caminhada feita de ativismo e compromisso com a justiça social”.

Nascida em 1988, em Portugal, e criada no concelho do Seixal, Eva RapDiva começou a improvisar rimas no início da adolescência, tendo, anos mais tarde, em 2006, começado a dar que falar depois de divulgado um vídeo de freestyle gravado com Sam The Kid, Sir Scratch e Bob Da Rage Sense.

Já depois de se mudar para Angola, editou o álbum de estreia, intitulado “A Rainha do Ginga Rap”, em 2013. Em 2018, editava o segundo disco, “Eva”, ao qual se sucederia, quatro anos mais tarde, uma participação no EP de homenagem a Sérgio Godinho, “SG Gigante”, interpretando uma versão de ‘Lisboa que Amanhece’, produzida por DJ Ride, junto com Eu.clides e Chong Kwong.

Hoje com 1,5 milhões de seguidores no Instagram e perto de 30 mil ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify, RapDiva tem no currículo colaborações, em palco e em disco, com nomes como Sam The Kid, Capicua, Landrick, Bia Ferreira, DJ Malvado ou Preto Show.

Além de rapper e ativista, foi também animadora de rádio na Rádio Luanda e tem no seu canal de YouTube um videocast de entrevistas, intitulado Podtudoo, no qual já recebeu personalidades como o comediante Gilmário Vemba, a atriz Juddy da Conceição, o Ministro do Interior de Angola Manuel Homem ou o cantor John Trouble.

Ao longo dos anos, RapDiva foi acumulando prémios em Angola, tendo sido considerada Melhor Rapper Feminina nos Angola Hip Hop Awards, em 2017. Entre os seus temas de maior sucesso, contam-se ‘Eu Não Danço’, ‘Um Assobio Meu’, ‘Tudo de Novo’ ou ‘Final Feliz’.

: Expresso
Voltar ao topo