Empresários acusam AGT de bloquear compulsivamente contas bancárias e pedem perdão fiscal

Os empresários, através da Câmara de Comércio e Indústria do Zaire, acusam a Administração Geral Tributária (AGT) de bloquear “compulsivamente” as contas bancárias dos agentes económicos sem um diálogo entre as partes.

De acordo com o secretário executivo da Câmara de Comércio e Indústria do Zaire, Francisco Nicolau, citado pelo Jornal de Angola, a decisão da AGT está a dificultar a actividade dos empresários.

Francisco Nicolau fez essas revelações à margem do Workshop sobre as alterações tributárias previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2025, promovido pela Administração Geral Tributária (AGT) em Mbanza Kongo.

“As preocupações dos agentes económicos da província do Zaire prendem-se, fundamentalmente, com os impostos e o bloqueio das contas por parte da AGT, quanto aos exercícios anteriores e aquelas que estão vinculados ao processo do IVA, pelo que pedimos um perdão fiscal”, frisou.

O responsável empresarial declarou ainda que no momento da implementação do regime geral do IVA, consistia em o agente económico solicitar a adesão, mas a AGT tomou “compulsivamente” as rédeas, tendo enquadro todos.

Valor Económico
Voltar ao topo