Angola estará presente na edição 55 do Fórum Económico Mundial, a realizar-se de 20 a 24 deste mês, em Davos, na Suíça.
O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, vai participar no evento em representação do Presidente da República, João Lourenço.
A reunião pretende impulsionar soluções voltadas para o futuro e enfrentar os desafios globais mais urgentes através da cooperação público-privada.
Este ano, o Fórum Económico Mundial realiza-se a sob o lema “Colaboração para a Era Inteligentei” com a presença de cerca de 3.000 participantes.
A reunião vai juntar Chefes de Estado e de Governo, líderes empresariais e de Organizações Internacionais, representantes da sociedade civil, da academia, dos media e do sector cultural.
A agenda de José Lima Massano começou a ser cumprida na segunda-feira, 20, com a realização de vários encontros com CEO’s de grandes empresas, com destaque para a Trafigura, Citigroup, De Beers, Standard Chartered Bank, Menzies Aviation, entre outras.
Na terça-feira, o Ministro de Estado participa num workshop sobre “Investimento em Cadeias de Valor de Minerais Críticos”, onde tem prevista uma intervenção.
O dia inclui a presença na cerimónia de abertura da Reunião Anual, bem como no jantar oficial que será oferecido aos Chefes de Estado e de Governo e demais personalidades do mundo empresarial.
Ainda nesta terça-feira, 21, José de Lima Massano participa da Plenária de Intervenções Especiais, cujo orador escolhido para esta edição será Cyril Ramaphosa, Presidente da República da África do Sul.
No dia seguinte, o Ministro de Estado participará no breakfast meeting do Fórum dos Amigos da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA) com o tema “Transformar o Comércio Digital num Catalisador do Crescimento em
África”, com o objectivo de impulsionar a implementação da AfCFTA, através de parcerias público-privada.
Além do Ministro de Estado para a Coordenação Económica , a delegação angolana é composta pela Embaixadora de Angola na Suíça, Filomena Delgado, pelo Director Geral da Unidade de Gestão da Dívida, Dorivaldo Teixeira, e diferentes membros da missão diplomática angolana na Confederação Suíça.
RNA