A Bulgária revogou a cidadania dos filhos do oligarca russo Sergey Adoniev ligado empresa Gemcorp

A Bulgária revogou a cidadania dos dois filhos do sancionado oligarca russo Sergey Adoniev. O anúncio foi feito pelo site “Bivole”, referindo-se a informações oficiais do Ministro Interino da Justiça, Krum Zarkov.

O centro de imprensa do departamento confirmou ao Free Europe que eles forneceram esses dados da Directoria de “Cidadania Búlgara”.

Sergey Adoniev é um empresário e bilionário da lista da edição russa da “Forbes”, considerado próximo do presidente Vladimir Putin. No final de janeiro, os Estados Unidos também incluíram na lista de sanccionados pessoas ligadas à Rússia.

Até 2019, Adoniev tinha cidadania búlgara. Ele foi um dos detentores dos chamados “passaportes dourados” na Bulgária. Ele o recebeu “por mérito especial” em 2008, embora ainda não fosse elegível. A razão é que em 1998 ele foi condenado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro, fraude e violação de embargos comerciais com terceiros países. Sua cidadania búlgara foi revogada em 2019 por reter informações sobre sua condenação.

Este ano, Washington sancionou os dois filhos de Adoniev, Philip e Luka, o que significa que seus activos nos Estados Unidos, assim como os de seu pai, estão bloqueados e cidadãos e empresas americanas não podem fazer negócios com eles. No entanto, eles não estão na lista dos sancionados pela UE.

Pelas respostas do Ministério da Justiça búlgaro na quinta-feira, fica claro que nenhum processo de naturalização foi realizado para Philip e Luka Adonievi, que terminou com um decreto.

Em vez disso, descobriu-se “que eles são cidadãos búlgaros em virtude do artigo 17 da Lei da Cidadania Búlgara, já que ambos os pais adquiriram a cidadania búlgara quando ainda eram menores”, explicou o departamento.

De acordo com os dados, “após o cancelamento da naturalização do pai em 22.05.2018, a base em que foram registados com a cidadania búlgara não era mais válida”. O Ministério ordenou ao Município de Plovdiv que os excluísse da lista de cidadãos da República da Bulgária. A exclusão foi retroactiva.

“A directiva foi implementada em 14/02/2023 e reflecte-se que, a partir de 22/05/2018, eles não são cidadãos búlgaros”, relata o Ministério da Justiça.

O nome de Sergey Adoniev e de seu parceiro de negócios Sergey Avdolyan também está associado à empresa “Gemcorp”, que ficou famosa na Bulgária em 2022 por causa do polémico memorando de cooperação no setor de energia, concluído pelo então primeiro-ministro Kiril Petkov, que foi encerrado posteriormente.

Adoniev e Avdolyan são os investidores originais da empresa e, segundo informações do Financial Times, o primeiro encerrou sua participação em 2015, também escreve Svobodna Evropa.

De acordo com a lista de sanções dos EUA, Adoniev nasceu em 28 de janeiro de 1961, em Lviv, na Ucrânia. Ele está registado com nacionalidade russa e israelense. Ele possui passaportes russos e israelenses. Em 2018, a “Forbes” estimou a fortuna do empresário em 700 milhões de dólares.

FrogNews

Voltar ao topo