Uma missão angolana, chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, participa, desde hoje até domingo, em Washington, Estados Unidos da América, nas Reuniões de Primavera do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI), onde deverá manter também encontros com executivos de bancos e da alta finança.
O lema deste ano é “Reformulando o Desenvolvimento para uma Nova Era”. De acordo com a agenda, Angola participa em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional para analisar a conjuntura macroeconómica internacional e tratar de questões concretas relacionadas com a situação regional africana, de um modo geral, e a angolana, em particular.
A delegação angolana, em princípio, é também integrada pelo ministro da Economia e Planeamento, pelo Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), além de altos responsáveis e técnicos destes departamentos governamentais e institutos públicos.
Os acordos de “Bretton Woods” foram propostas definidas entre os participantes da Conferência Monetária e Financeira Internacional das Nações Unidas e Associadas, realizada entre 1 e 22 de julho de 1944, que elaborou regras para o sistema monetário internacional.
O sistema concebido nas negociações recebeu o mesmo nome da localidade em que o evento foi realizado, em Bretton Woods, no estado norte-americano de New Hampshire. A conferência criou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. As reuniões são designadas de “Reuniões de Primavera” por serem realizadas numa altura em que se dá a época do ano menos fria se comparada ao inverno que a antecede. Nesta época as temperaturas estima-se serem entre 8 e 18 graus célsius, bem acima dos 3 a 10 ou 13 que caracterizam o inverno.