A filha do fundador da UNITA, Luyana Ginga Sakaita Savimbi, abandonou o principal partido da oposição, por alegada marginalização pela actual direcção da organização, liderada por Adalberto Costa Júnior.
Ginga Savimbi, segundo informações postas a circular nas redes sociais, diz que tomou tal decisão na sequência da nomeação da deputada Irina Diniz, para o cargo da secretária adjunta da UNITA em Luanda, por considerar que esta “não tem um percurso suficiente consolidado dentro do partido para essa nomeação”. “Respeito a deputada Irina Diniz, mas considero que ainda não tem um percurso suficientemente consolidado dentro do partido para essa nomeação”, referiu, frisando que os filhos de Savimbi foram nascidos na UNITA mas foram colocados de lado.
Ao Novo Jornal, o secretário nacional de comunicação e marketig da UNITA, Evaldo Evangelista, confirmou a saída da filha de Savimbi, frisando que a direcção do partido recebeu a carta da militante Luyana Ginga Sakaita Savimbi, informando da decisão que tomou. Na sua opinião, a cidadã é livre de tomar a decisão agora anunciada por ela.
“O país enfrenta problemas sérios e não vamos distrair-nos com pequenas coisas”, afirmou. Informações não confirmadas dizem que Luyana Ginga Sakaita Savimbi e mais alguns membros da família vão reforçar o partido PRA-JÁ Servir Angola, de Abel Chivukuvuku.