2025: Oxford Economics revê inflação em alta para média de 20% com kwanza a enfraquecer

 A inflação no País em Janeiro aumentou 1,67% face ao mês de Dezembro, mas desceu quando comparada com Janeiro de 2024 para 26,5%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Oxford Economics reviu em alta a previsão de inflação em Angola para este ano, de 19,2% para 20%, antevendo também um enfraquecimento da moeda local, com o dólar a valer 927,6 kwanzas.

No documento sobre inflação, enviado aos investidores e constatado pela Lusa, o departamento africano da consultora britânica considera que, apesar de a inflação diminuir este ano, o abrandamento será ligeiro.

“A nossa opinião é que a inflação continuará a diminuir em 2025, graças aos efeitos de base favoráveis e à pressão silenciosa dos preços globais dos produtos de base”, afirmam, apontando que a desvalorização do kwanza permitiu com que a rapidez de abrandamento dos preços seja menor.

As previsões destes analistas indicam que a taxa de câmbio média da moeda local vai enfraquecer para 927,6 kwanzas por dólar em 2025, contra 869,9 kwanzas no ano passado.

A inflação no País em Janeiro aumentou 1,67% face ao mês de Dezembro, mas desceu quando comparada com Janeiro de 2024 para 26,5%, de acordo com a Folha de Informação Rápida (FIR) do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparando os preços de Janeiro deste ano com os preços do primeiro mês do ano passado, o INE diz que a variação homóloga se situou em 26,48%, registando um acréscimo de 4,49 pontos percentuais em relação à observada em Janeiro de 2024.

A redução da inflação homóloga em Janeiro marca a sexta queda consecutiva, depois de 16 meses em que os preços estiveram sempre a subir mais, e representa a taxa mais baixa desde Março de 2024.

ECONOMIA E MERCADO

Voltar ao topo