O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou mais dois centros de mineração de criptomoedas que foram instalados nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo, e deteve 11 chineses envolvidos nesta prática ilícita.
O director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da direcção geral do SIC, Manuel Halaiwa, avançou a informação ao Novo Jornal, ressaltando que os estaleiros foram desmantelados nesta quinta-feira, 30.
Dos 11 cidadãos de nacionalidade chinesa detidos, entre os 21 e os 54 anos, faz parte uma mulher, e todos eles são responsáveis pelos dois centros que montaram em lugares diferentes.
O primeiro centro foi descoberto no município do Sequele, no interior do Shoping Casa de Nova Vida e o segundo nos arredores do Shopping MDC, по município de Belas.
As naves que foram erguidas de forma clandestina nestes lugares, segundo o superintendente-chefe de investigação criminal Manuel Halaiwa, funcionavam com mais de 2.000 processadores de alta precisão.
A quadrilha, para despistar as autoridades, escondeu um dos centros numa fábrica de produção de betão e tintas. Nos dois estaleiros foram apreendidos cinco postos de transformação de energía eléctrica de 2000 KVA e 1600AKV, que alimentavam os processadores.
Novo Jornal