Funcionários do SGA acusados facilitar cidadão gambiano a sair do país com mais de USD 600 mil

Trata-se de seis cidadãos nacionais, com idades de 34 a 51 anos, funcionários antigos, entre chefes de equipa, chefes de segurança aeroportuária e outros funcionários da Sociedade Gestora de Aeroportos.

Os implicados receberam das mãos do irmão do cidadão gambiano, mais de dois milhões de kwanzas,  caso fosse sucedido, este valor seria repartido entre eles.

Os implicados estão a ser acusados por tentar facilitar a saída de um cidadão gambiano, de 37 anos,  comerciante e residente há mais de 20 anos no território angolano, com cartão de residente que, pretendia sair do país com 15 lingotes de ouro e mais de 600 mil dólares norte-americanos.

Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa, há indícios destes seis indivíduos serem primados nestas acções, tendo em conta a forma como foi  arquitectado o plano de auxiliar o cidadão gambiano, para sua saída com o dinheiro e os lingotes.

Os seis indivíduos serão presentes ao Ministério Público para formalização da culpa e serão presentes ao juiz de garantia,  para aplicação de medidas de coação pessoal correspondente agora aos factos que lhes são imputados.

Foi ainda detido um cidadão brasileiro por tráfico de droga do tipo cocaína no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, fez saber o porta-voz do SIC.

Correio da Kianda

Voltar ao topo