Angola com taxa de 20 mil empregos gerados por mês, diz Pedro Filipe

Angola subiu em termos de empregabilidade, 20 mil empregos são gerados por mês. A informação foi avançada pelo Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social.

Pedro Filipe, que presidiu a formação sobre Medição do emprego e da subutilização da mão de obra em Angola, em entrevista ao Correio da Kianda, afirmou que Angola subiu em termos de empregabilidade, onde são disponibilizados 20 mil empregos por mês.

O dirigente informou também que os dados foram colhidos do relatório do último trimestre, sobre a contagem administrativa que é feita pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Avançou ainda que os números são tirados aquando da inscrição de funcionários contratados, e são inscritos na base de dados do sistema nacional, que é controlado pelo Instituto Nacional de Segurança Social.

“A partir da base de dados constatou-se a contratação de 20 mil trabalhadores formais, onde 97% desta força de trabalho vem do sector empresarial, e 3% desta força de trabalho diz respeito a Administração Pública”, disse.

Adiantou ainda que os sectores mais representativos continuam a ser o Comércio e o Industrial. O sector menos representativo é o Financeiro.

O formador lembrou que a taxa de desemprego ainda é preocupante e está na ordem de 31% e que o nível de informalidade é muito grande para a nossa realidade, mas ainda assim considera os resultados como animadores.

Pedro Filipe falou também que em Agosto foi instituído o Fundo Nacional de Emprego, que tem estado a financiar e a alavancar várias iniciativas de emprego e que precisam de ser melhor divulgadas e exploradas, para que os jovens possam aceder.

Judith da Costa 

Voltar ao topo