A África do Sul assumiu este domingo, 01, a presidência do G20, que terá duração de um ano. O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, aceitou o manto do Brasil durante a Cimeira do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro, marcando um momento crucial não só para África do Sul, mas para todo o continente.
No seu discurso aos líderes do G20, Cyril Ramaphosa salientou a importância de colmatar o desnível entre os decisores mundiais, e as pessoas cujas vidas são afectadas pelas suas políticas.
O Presidente sul-africano comprometeu-se a fazer da presidência uma plataforma impulsionada pela sociedade civil sublinhando a necessidade de inclusão e de diálogo, na definição das políticas internacionais, sob a presidência da África do Sul.
Espera-se, que o G20, dê prioridade a questões prementes, como a estabilidade económica mundial, o desenvolvimento sustentável, e o acesso equitativo, dos recursos.
Como primeiro líder africano do bloco, Ramaphosa tem uma oportunidade sem precedentes de destacar os desafios e as oportunidades de África, promovendo uma representação mais equilibrada do Sul Global no discurso global e político.
A recente adesão da União Africana ao G20, melhora ainda mais esta plataforma, reforçando o papel do continente como uma parte interessada fundamental para os assuntos globais.