G20: China anuncia isenção de tarifas em apoio ao sul global

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou esta segunda-feira, 18, na Cimeira do G20, no Rio de Janeiro, Brasil, que vai adoptar a abertura “unilateral”, transferência de tecnologia e de ciência chinesas e zero tarifas em importações, tudo a favor dos países em desenvolvimento do “Sul Global”.

O objectivo oficial é apoiar o desenvolvimento global e a construção de um mundo mais “inclusivo”, que abranja todo o planeta, sem deixar “os ricos mais ricos e os pobres mais pobres” e sem prejudicar o ambiente.

O presidente chinês defendeu que para construir este mundo deve-se ter uma aposta contínua no multilateralismo e esforço para uma harmonia entre o homem e a natureza o que será possível “canalizando mais recursos para campos como o comércio, o investimento e a cooperação no desenvolvimento e o reforço das instituições de desenvolvimento”.

Uma das acções anunciadas é a transferência tecnológica e científica para os países subdesenvolvidos, ao abrigo da Iniciativa de Cooperação Internacional Ciência Aberta, estabelecida com o Brasil, a África do Sul e a União Africana.

Correio da Kianda

Voltar ao topo