O bancário de carreira Coutinho Nobre Miguel, da empresa Sociedade Angolana de Promoção de Shopping SOPROS em parceria com António Mosquito, gestor da empresa Falcon Oil Holding, constam da lista dos maiores credores, a Falcon Oil Holding, aparece como a terceira maior devedora do Banco Sol com uma dívida que ronda os 10,4 mil milhões de Kwanzas e a SOPROS de Coutinho Nobre Miguel com dívida de 3,6 mil milhões de kwanzas, ambas instituições receberam, no conjunto 13,9 mil milhões de Kwanzas do Banco Sol.
Por: Kiamukula Kanuma
Coutinho Nobre Miguel presidiu o Banco Sol entre 2012 a 2020, os nomes das empresas dos accionistas Coutinho Nobre Miguel e António Mosquito, constam da lista dos 15 maiores devedores de “alto risco” daquela Instituição financeira, de acordo o relatório do Ernst & Young Angola sobre as actividades desenvolvidas pelo banco entre Abril de 2019 e primeiro trimestre de 2020.
O grupo Sociedade Angolana de Promoção de Shopping conhecida por Sopros detido pelo bancário Coutinho Miguel e a Falcon Oil Holding detido por António Mosquito, conjugado as duas instituições possuem uma divida acumulada acima de 13,9 mil milhões de Kwanzas.
Dividindo por partes, o crédito de “alto risco”, o grupo Falcon Oil Holding, está estimado em 10,4 mil milhões de Kwanzas ao passo que a de Coutinho Miguel esta avaliada em 3,6 mil milhões de Kwanzas, observa-se a partir do relatório da consultoria Ernst & Young Angola sobre as demonstrações financeiras da instituição.
De acordo a consultora EY, o Banco Sol indica que a dívida total esta estimada em 116,9 mil milhões de Kwanzas, “correspondendo 49% do total da exposição global líquida de imparidades em balanço com referência a 30 de Abril de 2019”, acentua o documento com mais de 200 páginas.
A Falcon Oil tá Holding recebeu um financiamento que tem vindo a ser reestruturado pelo banco, de forma, a ajustar o plano de amortização de capital e juros, explica a consultora.
O plano financeiro inicial previa o reembolso da operação em cinco anos, com prestações mensais de capital e juros, tendo sido reestruturado para prestações anuais e, por último, pagamento bullet.
Para além da introdução de períodos de carência de capital e juros, verificamos que as reestruturações apresentam um aumento do montante de financiamento concedido com capitalização de juros vencidos.
Esta entidade (Falcon Oil Holding não apresenta níveis de liquidez à vista ou a prazo no Banco Sol) revelaram os consultores contratados.
NJ