Na segunda-feira, 15 de Janeiro, Carlos Alberto dos Santos, Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, presidiu a cerimônia de posse dos novos gestores do ministério. Entre os empossados está Miguel Sérgio Lourenço Catraio, nomeado Administrador do Fundo Rodoviário e Obras de Emergência.
A nomeação foi destacada na página oficial do ministério no Facebook, descrevendo Catraio como um experiente técnico sênior do Ministério das Finanças, escolhido pela própria instituição seguindo os procedimentos legais, cabendo ao Ministério das Obras Públicas efetivar a nomeação.
Miguel Sérgio Lourenço Catraio iniciou sua carreira no Ministério das Finanças em 2018, indicado pelo então Ministro Archer Mangueira para Chefe da Secção das Operações Externas da Direção Nacional do Tesouro.
A nomeação foi alvo de suspeitas de favorecimento, dada a rápida promoção após seu retorno da França, onde havia concluído seus estudos.
Miguel Sérgio Lourenço Catraio é sobrinho do Presidente João Lourenço, filho de Miguel Catraio, conhecido pelo caso “gindungo”, e Edith do Sacramento Lourenço Catraio, irmã do Presidente da República.